O Grupo de Artes Visuais do Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro, em parceria com o Projeto Cultural da Escola associado ao Plano Nacional das Artes, deu continuidade à implementação do Dia da Estética (Im)provável, criado no ano letivo 2021/22.
O objetivo principal desta iniciativa consiste na criação de um dia que proporcione a reflexão e discussão do que é considerado “belo” nos modos de vestir das sociedades modernas. Assim, pretende-se que a nossa população escolar possa refletir sobre o direito à diferença, sobre a aceitação das singularidades do indivíduo, independentemente da roupa que veste, do seu peso corporal, da sua altura, do quadro social em que vive, das opções ideológicas ou dos padrões culturais dominantes.
Estes padrões, por vezes tão rígidos e exigentes, ditados por interesses económicos a que o cidadão comum é alheio, levam a que muitas vezes os mais novos manifestem problemas de integração na escola com os seus pares, por se apresentarem com uma imagem diferente daquela que as “marcas comerciais” e os cânones de beleza ditam de forma impiedosa.
A partir deste conceito, foi lançado o desafio aos alunos, professores, assistentes operacionais e restante comunidade educativa para que se vestissem de uma forma simbólica, com peças de roupa de diferentes padrões, texturas, modelos, combinações improváveis de cores, e que viessem para a escola, para rua e/ou para o seu local de trabalho manifestar conscientemente o respeito pelo outro!